Vida de condomínio: aprenda como preservar a saúde dos moradores

vida-de-condominio-aprenda-como-preservar-a-saude-dos-moradores.jpeg

A vida de condomínio pode ser desafiadora, principalmente, pelas diferentes personalidades dos moradores e maneiras de enxergar o mundo. No entanto, é possível viver em paz nesse espaço e de maneira saudável. Quer conhecer algumas dicas sobre como manter a saúde dos condôminos e deixar o seu condomínio impecável? Continue a leitura!

Combata os focos da dengue para uma vida de condomínio mais saudável

A dengue precisa ser combatida e a melhor maneira de fazer isso é eliminando os criadouros do mosquito vetor. Dê atenção para o fosso do elevador, lajes, marquises, vasos sanitários utilizados esporadicamente, ralos, canaletas, calhas, caixas de descarga, vasos de plantas e piscinas. Todos esses espaços precisam ser monitorados para evitar o mosquito.

Troque a madeira orgânica por madeira plástica

A madeira plástica é fabricada a partir de materiais reciclados. Além de ser ecologicamente correta, ela não atrai insetos, pragas, roedores, pássaros e nem prolifera fungos. Também não solta farpas e lascas, evitando acidentes, especialmente no playground.

Faça o controle da água da piscina

A água da piscina pode transmitir doenças se não tratada adequadamente. Por isso, faça o controle constante dos parâmetros de pH, alcalinidade e cloro, além da filtragem e outros aspectos.

Escolha muito bem as espécies de plantas ornamentais

Algumas plantas acumulam água e podem ser criadouros do mosquito da dengue, outras são venenosas e ainda existem aquelas que causam reações alérgicas. Por isso, dê preferência a espécies que não ofereçam nenhum desses riscos.

Evite a desordem e caminhos impedidos

Vassouras, rodos, panos, baldes, maquinário de jardinagem, entre outras ferramentas, não devem estar no caminho dos moradores nem impedir sua passagem para evitar acidentes.

Crie um cronograma de limpeza

A limpeza é o ponto de partida para a boa vida de condomínio. Então, crie um cronograma de limpeza incluindo todas as áreas que precisam de manutenção, assim a sujeira não se acumula.

Mantenha as áreas verdes bem cuidadas

As áreas verdes são bonitas e saudáveis, mas se não receberem manutenção podem ser o espaço ideal para atrair formigas, ratos, lagartas, insetos, cobras, entre outros animais, que podem trazer problemas.

Ofereça EPIs e EPCs para os funcionários

É essencial que os funcionários do condomínio utilizem EPIs e EPCs, equipamentos de proteção pessoal e coletiva. Eles garantem a segurança para quem trabalha e para os moradores. Como exemplo, podemos citar as redes de contenção, cones de sinalização, fita zebrada, luvas e botas.

Reforme a lixeira

O lixo nem sempre é retirado diariamente, então, a lixeira precisa ser um espaço fácil de ser higienizado. Faça uma reforma de modo que ela possa ser lavada e mantida limpa para evitar a proliferação de vetores de doenças.

Mantenha as áreas cobertas ventiladas

A ventilação dos espaços cobertos e fechados é fundamental para que o ar circule evitando o mofo, ácaros e outros problemas que podem causar doenças respiratórias.

Não deixe passar o período de dedetização

Manter a dedetização em dia é fator crucial para a saúde na vida de condomínio. Insetos e outros animais carregam consigo bactérias, ao caminhar por todo o condomínio eles espalham doenças. Além disso, alguns podem picar os moradores.

Limpe as caixas d’água regularmente

A limpeza das caixas d’água precisa ser feita a cada 6 meses para garantir um produto de qualidade para os moradores. A instalação de filtros também ajuda a manter esse processo.

Elabore campanhas educativas

Conte com a ajuda dos moradores para a vida de condomínio seja cada vez mais saudável. Acompanhe os temas da atualidade e faça campanhas no condomínio ou então, elabore as campanhas segundo os problemas identificados.

Gostou das nossas dicas para uma vida de condomínio mais saudável? Então, compartilhe este texto nas redes sociais para que síndicos e moradores possam realizar boas mudanças, garantindo mais saúde para todos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo