Playground de madeira vs playground de plástico: qual é o melhor investimento?

playground-de-madeira-vs-playground-de-plastico-qual-e-o-melhor-investimento.jpeg

Diferentes das gerações anteriores, em que as crianças corriam e brincavam em playgrounds de madeira, no mundo moderno, elas passam mais tempo em espaços fechados por conta da insegurança nas ruas.

A tecnologia, através de aparelhos como TVs, computadores, tablets e videogames, é praticamente a única opção de entretenimento para muitas delas. Isso pode ter impactos negativos no desenvolvimento e na socialização dos pequenos. 

Educadores e especialistas enfatizam a importância de espaços como o playground, em condomínios e nas escolas, para o crescimento saudável dos pequenos. Nos parquinhos, elas brincam ao ar livre e estão em contato com a natureza. Além disso, a diversão a céu aberto contribui para estimular o gosto por esportes e facilita o contato com pessoas diferentes e as novas amizades

Sendo assim, os pais devem buscar escolher escolas ou condomínios com um playground completo, para oferecer todos esses benefícios aos seus filhos. E, para a brincadeira não acabar mal, também é preciso examinar os materiais de que os brinquedos são feitos, conferindo se possuem a qualidade necessária para garantir a segurança das crianças.

Dentre as opções no mercado, playgrounds de madeira ou plástico são os mais comuns. Mas, como saber qual é a melhor alternativa? Confira nosso post e descubra mais sobre esses materiais, tire suas dúvidas e faça a escolha certa para animar a criançada! 

Conheça as vantagens de cada material 

Para evitar acidentes, é crucial verificar se os brinquedos estão em bom estado e são feitos de materiais bem resistentes. Os playgrounds de plástico costumam ter uma vida útil menor, porém são mais seguros sobretudo para os bebês, uma vez que oferecem uma superfície lisa, livre de lascas, pregos e farpas. 

A limpeza e manutenção do plástico são relativamente simples.

Outra vantagem é que esse material é resistente a umidade e, por conta disso, não sofre com a proliferação de bactérias e insetos. O plástico também não sofre corrosão, como os brinquedos feitos de metal, por exemplo, e não precisam de produtos como tintas e conservantes. 

Para crianças um pouco maiores, os playgrounds de madeira também são boas opções. Eles, entretanto, precisam de uma manutenção mais rigorosa e detalhista, de forma que farpas ou lascas na madeira não causem riscos à saúde das crianças. 

Playgrounds de madeira tratada são as melhores alternativas, pois o material dura mais e não apodrece com facilidade. Além de charmosos, esses brinquedos possuem uma estrutura mais robusta, sendo mais resistentes e duráveis.

Brinquedos de madeira oferecem uma ótima relação custo-benefício e podem receber diferentes formas de acabamento, o que deixará seu espaço ainda mais bonito e atraente para as crianças. 

Outro ponto relevante é que muitos parquinhos infantis são feitos de madeira de reflorestamento e, portanto, são 100% ecológicos. Assim, além de fazer uma escolha consciente, essa é uma ótima oportunidade de ensinar às crianças sobre a importância de cuidar do planeta, preparando assim cidadãos mais responsáveis para o futuro.

Faça a escolha de acordo com seu espaço 

Um fator que influencia muito na escolha do material é o espaço disponível de que se dispõe para a instalação do playground. Se você pensa em investir em um parquinho para seu condomínio ou seu negócio, verifique se possui um local grande e há algum tipo de cobertura na área. 

Os playgrounds de plástico precisam ficar em um local amplo e coberto, pois esse material absorve muito o calor, o que torna a brincadeira muito difícil em dias quentes. Dado o nosso clima tropical, considere seriamente essa opção, caso não possa oferecer um espaço coberto para o parquinho.

A madeira não esquenta quando exposta ao calor e, portanto, os playgrounds desse material podem ser instalados em espaços abertos sem cobertura. Além disso, caso seu espaço vá ser frequentado por muitas crianças, é possível que ele sofra com o tempo e passe por acidentes e depredação.

Considerando tudo isso, o parquinho de madeira é a opção mais durável e robusta, que vai resistir melhor às agitações das crianças, oferecendo mais estabilidade, segurança e tranquilidade.

Invista em versatilidade

Em um condomínio ou uma escola, o espaço do playground é compartilhado por crianças de diferentes faixas etárias. Mesmo que seja feita uma pesquisa em um prédio residencial, por exemplo, a fim de determinar as demandas existentes para o parquinho, nunca se pode prever quando aparecerão novos moradores com crianças cujas idades diferem das demais. 

Com relação ao playground, o melhor é estar sempre preparado e apostar em uma opção que seja apropriada e agrade todas as idades. Parquinhos de plástico são ótimos para crianças bem pequenas, entretanto, se seu público é mais diversificado, brinquedos de madeira podem atender melhor às suas necessidades.

Independentemente do material, cada idade precisa de brinquedos com requisitos e adequações diferentes. Para instalar um playground adequado a todos, é ideal observar cuidadosamente as medidas necessárias e escolher peças que sejam convidativas tanto para os pequenos quando para os maiores. 

Dependendo do orçamento disponível, caso não haja recursos para adquirir opções diferentes para atender a todos separadamente, a melhor saída é investir em um bom playground que seja mais versátil e perfeito para as crianças de todas as idades. 

Não abra mão da segurança e qualidade

Para garantir um bom investimento, busque fornecedores confiáveis que trabalham com produtos de qualidade. Isso dará garantias a você que o playground terá durabilidade e segurança. Ademais, empresas competentes contam com uma equipe profissional e preparada para fazer a melhor instalação e manutenção. Não arrisque nesses itens! 

Apesar da tecnologia, o playground é um espaço que resistiu ao tempo e continua cativando crianças em todos os lugares. Por isso, é muito importante que os pais busquem morar em um condomínio que ofereça uma boa área de lazer, para garantir a diversão e o crescimento saudável da garotada. 

Muitos síndicos e empresários estão em busca de um investimento certeiro para agradar o público infantil. Brinquedos de plástico são modernos e seguros, porém um playground de madeira é uma alternativa versátil que oferece uma estrutura sólida e proteção térmica. Analise seu espaço e suas necessidades para fazer a escolha que vai fazer a alegria da criançada! 

Esperamos que nosso artigo tenha esclarecido suas dúvidas! Conte para nós qual o tipo de brinquedo que existe no seu condomínio ou na escola dos seus filhos: deixe um comentário! 

 

Orçamentos Playground

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo