Parquinho para crianças: 6 razões para levar seu filho todos os dias

Parquinho_para_crianças.jpg.jpeg

A infância é uma das fases mais importantes (e gostosas) da vida. É nesse momento em que a criança se desenvolve, reforça a personalidade e cria sua própria identidade. Por falar em infância, hoje o nosso artigo abordará um tema muito recorrente para mamães: o parquinho para crianças. Separamos 6 razões para levar o seu filho todos os dias. Quer saber quais são? É só continuar lendo esse post!

1. As brincadeiras também são atividades físicas

Todos sabem que a prática regular de atividades físicas faz bem não somente para o corpo como também para a mente. O corpo em movimento exercita músculos, ossos e cérebro. Levar as crianças ao parquinho também é uma maneira de estimular esses exercícios físicos diariamente.

Vale lembrar que não estamos falando de atividades físicas adultas, mas sim, de exercícios saudáveis para a criança. Ou seja, correr em espaços abertos torna as crianças muito mais ativas e elas passam a ter mais energia para realizar qualquer tarefa do dia a dia. A preguiça vai embora!

2. No parquinho para crianças é possível aprender brincando

Não é porque o nome é brincadeira, que seja impossível torná-la um aprendizado. O parquinho para crianças tem a vantagem de ensinar brincando. Quanto mais a criança se move, maior é o estímulo cerebral.

Estamos falando da faixa etária desde seus primeiros anos de vida até os seis anos, mais ou menos, pois, é nesse período que o cerebelo — região responsável pelo equilíbrio e organização espacial — está sendo amadurecida.

Existe uma relação mais do que positiva entre os exercícios físicos e as brincadeiras coletivas, pois o desenvolvimento intelectual melhora também o desempenho em sala de aula. Enquanto a criança está se balançando, brincando de pega-pega ou até mesmo escorregando, o cérebro entende tudo aquilo como aprendizado.

3. O estímulo à criatividade é maior

Levar as crianças para brincar em espaços mais abertos permite que elas reinventem novas brincadeiras e deixem a imaginação fluir. Quem nunca viu uma criança brincando de forma inusitada em algum brinquedo? Pois é! Ela entende que pode transformar algo comum em algo diferente. Sua imaginação e criatividade são trabalhadas e muito melhor desenvolvidas.

4. Uma maior autonomia é dada às crianças

Brincar ao ar livre com frequência torna a criança mais independente. Para isso, é preciso que o adulto se afaste e deixe espaço para que ela consiga resolver o seu problema. Isso faz também com que ela não se desespere quando algo diferente acontecer, pois, já estará preparada para criar alternativas. O que ajuda não somente em sua vida pessoal, mas também na escola e na relação com outros amiguinhos.

5. Boas relações sociais e coletivas são construídas

Hoje em dia, é muito comum vermos crianças tendo como referência de brincadeira um jogo no tablet ou celular. Esse tipo de comportamento dá-se pelo fato da criança não saber que a diversão pode ir muito mais além.

As atividades em grupo desenvolvem o senso de coletividade. Além disso, elas ensinam a criar laços entre si, lidar com discordâncias e comportamentos diferentes. É possível também permitir que crianças de diferentes faixas etárias possam interagir com outras crianças, desse modo, elas aprenderão umas com as outras.

6. A brincadeira faz bem para a saúde

Além de todos os benefícios citados acima, os parquinhos para crianças ajudam os pequenos a desenvolverem anticorpos, deixando-os mais resistentes a doenças. A luz do sol, por exemplo, é muito importante para o crescimento saudável. Além disso, é importante que a criança saiba reconhecer quando ela está bem, ou seja, ao arranhar um joelho ou quando sofrem um ferimento mais sério.

Levar as crianças ao parquinho não é somente uma forma de distração, mas sim, de constante aprendizado. Por isso, antes de dizer “não” quando uma criança pedir para brincar, reflita sobre os benefícios mentais e físicos da brincadeira para a criança.

Gostou do nosso post sobre as razões para levar seu filho ao parquinho para crianças? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais artigos!

parques infantis segurança

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo