Os desafios dos pais na educação dos filhos hoje

Depositphotos_75739591_original.jpg.jpeg

Criar filhos nunca foi uma tarefa fácil e cada vez tem se mostrado uma situação mais delicada, já que um grande conjunto de fatores complexos tem influenciado consideravelmente nas decisões que devem ser tomadas em busca de uma vida e melhor educação dos filhos.

Cada geração enfrenta desafios diferentes de acordo com a sua época, afinal, cada contexto é diferente e necessita de visões de mundo diferentes para serem encaradas. A seguir você vai conhecer os principais desafios dos pais na educação dos filhos atualmente. Confira!

Timidez da criança

Cada vez mais as crianças tem se mostrado mais tímidas e retraídas. Isso pode ser um problema a curto prazo – como a dificuldade em fazer novos amigos – e a longo prazo, prejudicando até mesmo a vida profissional dos filhos na vida adulta. Também pode atrapalhar seu ensino, já que não terá coragem de perguntar aos professores as suas dúvidas.

A timidez excessiva é um grande problema e pode ter raiz em diversos problemas, como:

  • Exigência exagerada dos pais: pais que cobrem demais dos filhos podem torná-los mais retraídos e calados;
  • Superproteção: a criança fica sempre contando que os pais vão resolver os problemas delas, tirando sua pró-atividade;
  • Falta de interação com outras pessoas: quando a criança desde sempre possui pouco contato com outras crianças e até mesmo adultos, não estando acostumada a interagir com essas pessoas.

Dificuldade em fazer novos amigos

A timidez excessiva poderá fazer com que a criança tenha dificuldade em fazer novos amigos. E isso se torna um ciclo vicioso, já que sem muitos amigos ela tende a ficar mais tímida.

Os motivos pelos quais a criança tem dificuldade em fazer novos amigos são os mesmos da timidez, além da falta de estímulo a estar com outras crianças em momentos como festas de colegas, por exemplo.

Para contornar os dois problemas, psicólogos especializados indicam as seguintes dicas:

  • Incentive que esteja com outras crianças: converse com seu filho sobre as razões que o impede de estar com outros amigos. Quando for a parques, festas ou outros lugares fale para que ele vá até outras crianças para brincar com elas, mas sem forçar;
  • Estimule a curiosidade: comece o clima de festa ou de passeio antes de sair de casa. Fale quem estará lá, o que terá. Deixe-o estimulado a estar nestes lugares diferentes;
  • Elogie seu filho quando ele tomar a iniciativa de fazer novos amigos e falar com outras pessoas. Reforços positivos são muito importantes na educação dos filhos;
  • Façam brincadeiras que estimulem seus filhos a conseguirem novos amigos.

Educação dos filhos em casa versus Internet

Muitas vezes os pais querem limitar os conhecimentos dos filhos por questões de princípios pessoais, por exemplo, não querem expô-los a situação de violência ou aguardar uma certa idade para conversar sobre sexo. Porém, em um mundo que os próprios pais permitem o acesso dos filhos a internet cada vez mais cedo, é possível isso? Como evitar que eles tenham contato com determinados assuntos antes do que os pais gostariam?

Há duas opções:

  • Os pais aceitam que não conseguirão barrar alguns temas sem algumas medidas mais drásticas e antecipam o contato das crianças com estes assuntos através da explicação dos pais;
  • Ou então terão que utilizar aplicativos para bloquear determinados temas e conteúdos, em busca de que o tempo que os pais acreditam ser o correto seja respeitado.

Excesso de tecnologia

Outro ponto é que o excesso de tecnologia tem afetado drasticamente a vida dos filhos. Algumas das consequências são:

  • Sedentarismo;
  • Falta de concentração;
  • Insônia e distúrbios do sono;
  • Irritação exacerbada;
  • Dificuldade em apreender o ensinamento passado no colégio.

Para isso é preciso dosar o contato da criança com a tecnologia, limite o horário e o que ela deve acessar por dia. Assim saberá que ela não estará passando da medida e atrapalhando seriamente seu desenvolvimento.

E vocês, pais? Quais dificuldades têm encontrado para a educação dos filhos hoje? Conte nos comentários e vamos ajudar vocês nestes pontos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo