O que devo saber antes de instalar um Playground infantil?

Depositphotos_11082774_m-2015.jpg.jpeg

A hora do recreio pode ser ainda mais divertida com a instalação de um playground infantil nas escolas. Além de estimular as habilidades motoras e sociais da criança, o momento lúdico é a oportunidade para os alunos estarem em contato com um ambiente ao ar livre e, muitas vezes, com a natureza.

Implantar projetos como esse se torna, cada vez mais, um diferencial atrativo para aqueles pais que desejam, além de um bom aprendizado, a promoção de segurança e de atividades que estimulem a criatividade e o bem-estar de seus filhos.

Portanto, se você é gestor de uma escola, precisa conferir algumas orientações sobre o que deve ser observado durante o planejamento de um playground infantil em sua instituição. Acompanhe!  

Promova harmonia

Brigas entre as crianças, devido aos brinquedos, será algo comum — tanto em casa como na escola. Afinal, eles estão aprendendo a controlar seus próprios limites e emoções, entendendo o que é certo / errado e compreendendo, também, as primeiras noções de partilha.

É complicado, nessa fase, manter a paciência e a compreensão, para dar lugar ao colega. Essas habilidades são desenvolvidas à medida que surge o convívio em sociedade. Por isso, o playground infantil na escola é tão importante.

Durante o planejamento da instalação de um playground infantil na sua escola, as opções de brinquedos e o número de alunos devem ser calculados pelos gestores. Esse cuidado garante que todos os alunos possam brincar e ainda evita conflitos entre as crianças.

Escolha os brinquedos certos

Durante seu desenvolvimento, as crianças aprendem inúmeras habilidades, como equilíbrio e coordenação motora. A cada novo ano de vida, diversos fatores podem mudar as experiências dos pequenos, portanto, a faixa etária é uma questão extremamente importante e que deve ser considerada na hora de escolher os brinquedos.

Faça um levantamento dos alunos que a escola possui, as turmas e idade das crianças. Por questões de segurança, o playground dos menores deve ser diferente do parquinho dos maiores de 6 anos, por exemplo.

Existem opções de brinquedos que estimulam a coordenação motora e a criatividade das crianças, apresentando noções de espaço, velocidade e tempo — de acordo com o estágio de desenvolvimento em que elas estão. Aspectos como piso, altura e distância dos brinquedos também devem ser estudadas. Crianças maiores precisam de um piso com mais amortecimento do que as menores, por exemplo.

Mantenha atenção às regras de segurança

Na hora da brincadeira, as crianças só pensam em correr e pular — deixando de lado as noções de perigo. Infelizmente, um grande número de crianças se machuca nos parquinhos, especialmente quando esses espaços não seguem as regras de segurança.

Desde 2012, a NBR 16701, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especifica os requisitos de segurança para equipamentos de playground infantil. De acordo com a norma, são previstos limpeza e manutenção regulares, vistorias técnicas a cada seis meses por profissionais habilitados, além de atenção ao piso (que deve amortecer quedas de até três metros) e à qualidade do material dos brinquedos, contra riscos de farpas e pregos, por exemplo. 

Estude o documento da ABNT antes de investir no playground, para ter certeza que está seguindo os procedimentos certos. Antes da instalação do brinquedo, o piso e a metragem do espaço disponível devem ser analisados por um especialista.

Lembre-se que o fornecedor escolhido deve garantir brinquedos certificados — tanto pela ABNT como por outros órgãos reguladores (INMETRO).

Invista em monitores para o playground infantil

Deixar as crianças desacompanhadas não é uma boa ideia. A presença de um adulto responsável é fundamental para evitar acidentes, prestar socorro, conter conflitos e, até mesmo, auxiliar os pequenos que precisam de ajuda nas atividades.

Por isso, é preciso investir em uma equipe de profissionais — que pode ser formada por professores e supervisores. Isso ajuda a manter a segurança no espaço e oferecer suporte às crianças durante a hora do intervalo. Além disso, com a monitoria, os alunos passam a ter um recreio mais organizado, com brincadeiras seguras e bem estruturadas.

Aposte em materiais inovadores

Um grande diferencial para o parquinho da sua escola pode ser, também, a escolha do material. Para fazer o investimento valer a pena, aposte em um produto durável e seguro, como a madeira plástica.

A madeira plástica é material 100% reciclado, produzido com fibras vegetais e resíduos plásticos. O resultado é um produto com uma aparência idêntica à madeira natural, que pode ser tingido da cor que você preferir (durante o processo de fabricação), dispensando, assim, tintas e outros produtos químicos — como o verniz.

Este material oferece uma série de vantagens. Um dos benefícios principais é que ele é resistente às mudanças de tempo, ou seja, não sofre alterações com calor, frio ou chuva. Por não absorver umidade a madeira plástica apresenta algumas vantagens, como:

  • Não encharca, dilata, empena ou corrói;
  • Não atrai insetos e roedores;
  • É livre de problemas como mofo ou fungos;
  • O material é seguro e não contém lascas / farpas, que podem machucar as crianças

Além disso, a manutenção de um brinquedo de madeira plástica é bem simples. Para limpar, basta usar água e sabão, que fazem bem o trabalho e não afetam em nada a qualidade do produto.

Um ponto primordial na escolha desse material para sua escola é ensinar para as crianças a importância de fazer escolhas responsáveis, assim como o cuidado com o meio ambiente. Ao adquirir um produto 100% sustentável, a escola serve de exemplo e auxilia na formação de cidadãos mais conscientes.

Procure um fornecedor de qualidade e certificado, que possa te oferecer os melhores brinquedos e disponibilizar uma equipe confiável / especializada para instalação e manutenção.

No intervalo entre as aulas, o playground infantil é o melhor amigo das crianças, fundamental para a socialização e desenvolvimento dos pequenos. Com crianças felizes e sadias, o processo de aprendizado é facilitado. Esse modelo de atividade simplesmente não pode faltar na sua escola!

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma questão sobre instalação de playground infantil ou deseja melhorar o parquinho da sua escola? Compartilhe suas dúvidas conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo