Dicas de gestão: aprenda como fazer a reforma da praça

Dicas_de_gestão.jpg.jpeg

A rotina corrida e cheia de responsabilidade é uma realidade na maioria das cidades brasileiras, que precisam contar com opções de lazer para oferecer melhor qualidade de vida para a sua população.

As praças são excelentes locais para o entretenimento e podem oferecer atrativos para adultos, jovens e crianças, mas precisam ser bem cuidadas e contar com alguns atrativos. Na hora de reformar esses locais é preciso ficar atento a algumas dicas de gestão.

Dar uma nova cara a uma praça municipal depende de alguns detalhes importantes, não só para garantir um espaço confortável e agradável, mas também para ficar dentro das obrigações legais. Instalar um bom sistema de iluminação, oferecer brinquedos para as crianças e cuidar do paisagismo são alguns dos aspectos que precisam ser levados em consideração. Isso sem contar a necessidade de se fazer um processo licitatório para a contratação de uma empresa para a obra.

Neste artigo separamos algumas dicas de gestão que vão ajudar a planejar melhor a reforma de uma praça e garantir mais uma opção de lazer para o seu município. Confira!

Planeje

Qualquer empreendimento precisa de um planejamento para que possa ser bem executado. Diagnosticar as necessidades da praça que será reformada – como bancos quebrados e postes danificados –, as possibilidades de melhoria (como instalar sistema de câmeras, fazer um playground) e fazer a realização de manutenções futuras são importantes para montar o processo de licitação, elaborar o projeto técnico de reforma e montar um programa de manutenção e cuidado do espaço.

Escute a população

As praças estão localizadas em bairros, e a população daquele local cria uma relação com o espaço. Logo, esses moradores são os maiores especialistas sobre a praça e precisam ser ouvidos na hora de uma reforma. Afinal, são eles que vão frequentar e usufruir do local.

Pergunte quais atrações gostariam de encontrar na praça, quais árvores e plantas simbolizam o espaço – fazer uma poda que desagrada pode gerar um grande problema, acredite! Procure saber quais aspectos arquitetônicos precisam ser mantidos, se há segurança e o que fazer para a praça ser frequentada à noite.

Faça uma licitação

O processo licitatório é essencial para qualquer obra pública e é necessário ter bastante atenção na hora de formular.

No edital de licitação, é necessário definir com bastante clareza o objeto que está sendo licitado, além de contar os projetos básicos e de execução da obra, minuta do contrato, modelos de declarações e documentos complementares. Também são necessárias informações sobre os prazos de entrega de cada etapa da obra, as especificações para a sua execução e o valor de contratação.

Ilumine

Criar um projeto de iluminação é importante para uma praça em vários aspectos. Um local bem iluminado aumenta a segurança das pessoas que frequentam o lugar ou que por ali passam à noite, pois além de aumentar a visibilidade também desencoraja a ação de criminosos.

Além disso, cria uma ambientação harmoniosa e convidativa para as pessoas, por isso deve ser pensada levando em consideração esculturas, árvores e plantas, prédios, caminhos e trilhas, playground, skate parks e outros aspectos que a praça possa ter.

Monte um playground

Uma praça é uma excelente alternativa de lazer para a família, sobretudo para quem tem filhos pequenos. Criar espaço para que os pequenos possam se divertir é criar um atrativo para que a família vá até as praças. Aposte em playgrounds, com balanços, gangorras e outros brinquedos, e deixe as pessoas aproveitarem alguns momentos ao ar livre.

Isso pode ser pensado para jovens e adultos também: as opções vão de academias em espaço aberto, pistas de caminhada, skate parks a quadras esportivas. É só transformar a praça em um centro de entretenimento.

Gostou dessas dicas de gestão para a reforma de praças? Compartilhe nos comentários as suas ideias, impressões e experiências.

cta-prefeituras

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo