Contato com a natureza deve começar desde a infância. Entenda!

Contato_com_a_natureza_deve_começar_desde_a_infância_Entenda.jpg.jpeg

Atualmente, a maioria das pessoas vive em centros urbanos. A falta de planejamento cria cidades hostis e por isso muitas crianças passam a maior parte do seu tempo em ambientes fechados, ligados à televisão e aos computadores. Nesse contexto, a natureza pode virar um conceito distante, longe da realidade cotidiana.

Educadores e especialistas são enfáticos ao reafirmar a importância da natureza no desenvolvimento das crianças. A proximidade com ela estimula o cérebro, a criatividade e aguça nossos sentidos e perspectivas. Confira cinco benefícios que o contato com a natureza traz para a vida e desenvolvimento dos pequenos e entenda por que o esforço de proporcionar esses momentos ao seu filho vale a pena.  

Contato com a natureza estimula os sentidos

Já reparou que muitos artistas, como pintores e escultores, buscam na natureza uma fonte de relaxamento e inspiração? A natureza é um ambiente estimulante para novas ideias. Afinal, ali estão presentes diferentes cores, texturas, cheiros e sensações. O contato com ela desde a infância é essencial para o desenvolvimento das atividades cerebrais e contribui para que as crianças sejam mais criativas e inventivas.

O contato com a terra, as plantas e os animais apura os sentidos e traz novas sensações para a rotina das crianças. Encoraje seu filho a andar descalço pela grama, tocar as plantas e observar suas diferentes cores e formatos. As crianças são extremamente visuais e através dessas experimentações elas desenvolverão mais sensibilidade.

Promove mais independência e liberdade

Estar solto em um ambiente aberto dá uma sensação única de liberdade. Conceda a seu filho a oportunidade de sentir-se totalmente à vontade e livre de qualquer pressão social. Dessa forma, ele achará mais fácil se soltar e pode até fazer novas amizades.

Através de interações mais espontâneas e livres de imposição, seu filho poderá criar laços de amizade mais sinceros e felizes. Com essa sensação de autonomia ele pode até descobrir um talento inato e sentir-se estimulado a desenvolvê-lo.

Ensina sobre respeito e cuidado

Com uma proximidade constante com a natureza, seu filho vai aprender a amá-la e consequentemente a respeitar esse espaço. Com o tempo, as crianças vão ampliar o conhecimento e entender a importância do cuidado com o meio ambiente para a construção de um mundo melhor.

A pessoa que cresce desenvolvendo uma atitude sustentável será um cidadão mais consciente e inteligente. Indivíduos que não passaram por esse processo na infância terão mais dificuldade de entender essa realidade.

Por isso, ensine aos pequenos a importância de cuidar do espaço natural, não sujar e não machucar outros seres vivos. Para que eles tenham amor e zelo com os animais, trate todos com naturalidade, inclusive os insetos. Eles têm funções importantes no ciclo da natureza. Portanto, segure o medo e demonstre que eles também merecem respeito.

Fortalece a saúde

Além das vantagens para saúde mental, mexer com a terra e plantas ajuda fortalecer o sistema imunológico das crianças. Como este ainda está em desenvolvimento, através do contato com microorganismos, a criança cria mais anticorpos e aprimora a resistência a infecções.

Outro benefício é a exposição à luz solar. O sol é importante fonte de vitamina D, que é um nutriente vital para a evolução óssea das crianças. Porém, lembre-se dos cuidados básicos. Fique atenta aos horários e sempre proteja os pequenos com filtro solar.

Desperta o gosto por atividades físicas

Ao ar livre é o lugar perfeito para praticar esportes e atividades motoras. Um ambiente aberto estimula a movimentação e, mesmo que seu filho não curta esportes competitivos, ele pode sentir vontade de se mexer de alguma forma. Seja dançando, pulando ou fazendo piruetas, ele vai encontrar alguma dinâmica que vai ajudá-lo a extravasar as energias.

Para proporcionar às crianças mais tempo fora de casa, parques e playgrounds são excelentes opções para deixá-las soltas e em contato com a natureza. Nesses lugares elas poderão desfrutar de todos os benefícios que a proximidade com o meio ambiente pode nos trazer.

Gostou do nosso post? Então comente aqui qual foi sua dica preferida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo