Como garantir a boa convivência na área comum do condomínio?

Como_garantir_a_boa_convivência_na_área_comum_do_condomínio.jpg.jpeg

Ter uma boa convivência com os nossos vizinhos de condomínio é essencial para o bem-estar e a qualidade de vida de todos, inclusive de quem trabalha nele. As atitudes que valorizam o bem comum são muito importantes, assim como o respeito às regras estabelecidas no regulamento do condomínio.

Para que esse convívio seja sempre o melhor possível, algumas regrinhas de convivência precisam ser colocadas em prática. No post de hoje, descubra como garantir a boa convivência na área comum do condomínio! Vamos lá?

Na garagem

Quando entrar com seu veículo na garagem, reduza as luzes e evite usar a buzina. Respeite os limites demarcados para a sua vaga — e nunca utilize esse espaço como depósito! Ao chegar ou sair, respeite o limite de velocidade imposto pelo condomínio. Usou o carrinho para descarregar suas compras? Sempre devolva-o ao local de origem!

Lembre-se de que, ao lado do seu automóvel, estão os carros dos seus vizinhos. Quando abrir suas portas, portanto, cuide para não bater no veículo ao lado. Caso você dê uma ralada no carro do vizinho, deixe um bilhete de desculpas — identifique-se e deixe-o escolher a melhor maneira para reparar o estrago.

Na academia

A academia é um espaço para todos os moradores — portanto, não monopolize os equipamentos deixando seus objetos espalhados ou demarcando território! Após usar anilhas, colchonetes e pesos, devolva-os aos seus locais de origem. Outro hábito respeitoso e obrigatório é limpar os equipamentos após usá-los.

E ouvir música enquanto nos exercitamos é, realmente, uma delícia — mas respeite o espaço e a tranquilidade do seu vizinho! Escute música somente nos fones de ouvido, e evite falar ao celular dentro da academia.

Na piscina

Na área da piscina, jamais use equipamentos de som. Ninguém é obrigado a ouvir a sua música! Antes de pular na piscina, tome uma ducha — essa regra dos clubes vale também para o seu condomínio. Da mesma forma, jamais deixe a piscina rumo ao seu apartamento molhado e ainda com os trajes de banho. Troque de roupa e se enxugue bem!

No elevador

O elevador é a área onde você mais vai estabelecer contato com os demais moradores. Portanto, seja cordial e sempre cumprimente todos os presentes. Antes de entrar no elevador, deixe que quem estiver lá dentro desça. Você também pode demonstrar gentileza e cordialidade ao segurar a porta do elevador para que os seus vizinhos entrem ou consigam sair — principalmente se estiverem com as mãos ocupadas.

Entretanto, jamais segure as portas do elevador caso tenha esquecido algo no seu apartamento, principalmente se for em horários de pico. Caso o seu condomínio tenha elevadores de serviço, use-os para transportar compras e animais, que ocupam mais espaço.

No salão de festas e na churrasqueira

Usou? Limpou! Retire todo o lixo produzido no seu evento, principal os restos de comida e de bebida. Respeite os horários para não incomodar os vizinhos, e fique atento ao volume da sua música. Para facilitar o controle do porteiro e a segurança do condomínio, deixe uma lista com os nomes de todos os convidados.

No dia a dia

Faça sua parte para manter a área comum do condomínio limpa e acolhedora. Se o seu animal de estimação sujou a área comum, limpe imediatamente! Amarre bem o seu saco de lixo antes de descartá-lo na área de coleta, para evitar mau cheiro no andar todo.

Quanto às crianças, não permita que seus filhos corram, falem alto ou gritem em áreas como corredores e elevadores. Para manter sempre uma convivência harmoniosa e agradável, mantenha-se longe de qualquer fofoca e intriga entre moradores! E lembre-se de que os funcionários do condomínio também são parte essencial dele — trate-os sempre com gentileza e cordialidade.

Como é a sua convivência com os seus vizinhos na área comum do condomínio? Já passou por problemas em relação a isso? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo