Como brinquedos de parquinho podem ajudar no aprendizado infantil?

como-brinquedos-de-parquinho-podem-ajudar-no-aprendizado-infantil.jpeg

Crianças em desenvolvimento precisam de estímulos corretos para que cresçam de maneira saudável e se tornem adultos conscientes. Por meio da socialização com outras crianças e da atividade física, elas podem aprender muito sobre si, e esses conhecimentos ficarão para a vida toda.

Uma ótima forma de manter os pequenos em movimento e em contato com outras crianças está pertinho de você: o parquinho.

A ida diária ao playground com seus filhos pode trazer benefícios enormes tanto para o desenvolvimento físico deles quanto para o psicológico. Mas como esses brinquedos podem contribuir para o aprendizado infantil?

A seguir, você saberá o que as crianças podem tirar de mais proveitoso dos brinquedos de parquinho. Continue acompanhando e confira!

Permite que as crianças aprendam a negociar

Os brinquedos de parquinho pertencem a todos os moradores, logo, é preciso organização e negociação para usá-los. Esse é um aprendizado valioso para seus filhos, que precisarão negociar de quem é a vez e quanto tempo podem usar o brinquedo escolhido.

É importante deixar que as crianças negociem entre si, mas faça a intermediação se houver desavenças.

Estimula a socialização

No parquinho, seus filhos vão conhecer e conviver com outras crianças que têm uma educação diferente, assim como interesses distintos.

Isso estimulará a socialização, afinal, eles aprenderão a dividir e a conversar sobre outros assuntos, além de conhecer coisas novas e fazer amizades.

É uma ótima interação principalmente para as crianças mais tímidas, que, com o tempo, podem se tornar mais ativas e participativas.

Controla os impulsos

Como é preciso negociação para usar os brinquedos de parquinho, seus filhos descobrirão como controlar os impulsos, já que nem sempre poderão fazer o que querem na hora em que desejam.

Eles devem seguir regras para uma boa convivência e para que a brincadeira continue divertida.

Encoraja a tomada de decisões

Muitas brincadeiras — como as que envolvem um time — precisam de um líder para que funcionem, e nesses momentos seus filhos podem se sentir encorajados a tomar decisões.

As crianças precisarão decidir as regras do jogo, escolher os participantes, planejar a atividade e saber lidar com o fato de estarem em uma posição de destaque. Também é necessário ouvir as outras crianças, o que ajuda a preparar seus filhos para serem bons líderes.

Favorece a prática de exercícios físicos

A obesidade infantil é um problema que deve ser combatido com a apresentação aos seus filhos de uma rotina mais saudável.

A ida ao parquinho favorece a prática de exercícios físicos de forma divertida, tornando a atividade um hábito. Além disso, os exercícios ajudam no desenvolvimento cognitivo e controle do próprio corpo, dão mais agilidade e estimulam a coordenação motora.

Conheça os brinquedos de parquinho que não podem faltar

Para que a hora da brincadeira seja divertida e estimulante, é bom observar se o parquinho escolhido conta com brinquedos que despertem a atenção das crianças.

Os favoritos e mais disputados são: balanço, escorregador, gangorra, caixa de areia, casinha e piscina de bolinhas.

Outro ponto essencial que trará segurança para seus filhos é atentar-se às condições dos brinquedos: se são de material resistente e se possuem algum dano que possa machucar as crianças.

Os brinquedos de parquinho podem auxiliar bastante o aprendizado infantil, pois seu uso cria situações em que as crianças precisarão negociar, socializar, seguir regras e tomar decisões. Além de tudo, estimulam a prática de exercícios físicos de maneira descontraída, criando bons hábitos.

Você costuma levar seus filhos ao parquinho? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo