Brincadeira de criança: como ajudar seu filho a fazer amigos

Brincadeira_de_criança_como_ajudar_seu_filho_a_fazer_amigos.jpg.jpeg

Na escola, vizinhança ou em confraternização familiar, a amizade é um dos valores mais importantes que a criança deve ter. Trata-se de educação, afeto pessoal e puro que, quando partilhado com alguém, torna-se uma experiência de vida e colabora também para a formação dos pequenos.

Para que a criança aprenda um pouco mais sobre o valor da amizade, é preciso gerar nela algumas noções, emoções, sentimentos e habilidades. No post de hoje, preparamos algumas dicas que podem ajudar seu filho a fazer amigos, e ele vai perceber que a brincadeira de criança é muito mais divertida com outra criança brincando junto.

Ensine a criança sobre o valor de uma amizade

A criança nunca saberá que ter amigos é algo bom e divertido se não souber o valor disso. Portanto, converse sempre sobre ter e ser amigo. Além disso, é com experiências vivas que a criança aprende. Ou seja, se ela vir uma amiga da mãe dele, certamente vai se perguntar “quem é essa moça?”, e é nesse momento que pode ser explicado que a moça é uma amiga da família, que mesmo não tendo o mesmo sangue familiar ela é muito especial e ajuda e é ajudada pela mamãe. A partir daí, a criança vai saber que a amizade existe e prova disso é a amiga da mamãe que sempre vai a sua casa.

Meu filho não tem amigos. E agora?

Se o seu filho chegar em casa e falar que não tem amigos porque não gosta, não sabe o motivo ou não quer, não se desespere! Muitas vezes, a criança ainda não aprendeu o que é ser e ter um amigo.

Vale a pena observar as crianças que estão ao redor dele, para saber se há uma rejeição entre os coleguinhas ou é o próprio pequeno que não dá abertura para isso. Entretanto, jamais invada o espaço dele ou tente forçar sua amizade com outra criança. Ter amigos é importante, mas isso ocorre de forma natural.

Como ajudar o meu filho a fazer amigos?

Há várias maneiras de ajudar a criança a fazer amigos. Veja as principais:

Ensinar sobre a reconciliação

Tirar o brinquedo da mão do coleguinha ou não concordar em alguma brincadeira é comum entre as crianças. O que pode ser feito é ensinar sobre o valor da reconciliação. Mostre que pedir “desculpas” é melhor que apenas brigar com o colega. As “palavrinhas mágicas” têm grande valor nessas horas, e o uso delas faz com que a criança seja mais compreensiva quando acompanhada por outras crianças.

Mostrar que emprestar brinquedos é bacana

Muitas crianças têm ciúmes de seus próprios brinquedos e não gostam de dividi-los com outras crianças. É importante que a criança saiba que emprestar algo é uma atitude nobre e especial. Se a criança tem dois carrinhos, por exemplo, diga-lhe que ela pode emprestá-lo ao seu amiguinho e, no final da brincadeira, ele será devolvido. Com isso, a criança aprende a partilhar brinquedos com outras crianças e também a zelar pelo que tem e pelo que lhe emprestam.

Importar-se com o próximo é um sinal de amizade

Quando um amigo adoece, a primeira atitude de um adulto é visitá-lo, certo? Isso também vale para as crianças. Quando algum coleguinha adoecer ou quando o seu pequeno não estiver disposto para sair e brincar, convide os amiguinhos dele para fazer uma visita em casa. Ou leve-o para visitar o amiguinho doente. Diga-lhe que, mesmo não podendo brincar, é importante saber que alguém se preocupa com o próximo. Assim, a criança entende que ser amigo também é se importar com o outro.

Levar as crianças a playgrounds e parquinhos

As crianças precisam interagir com outras de sua mesma faixa etária. Para isso, nada melhor do que levá-las aos parquinhos e playgrounds. Lá as crianças se reúnem, trocam experiências e desenvolvem relações. Esses são os melhores lugares para ajudar o seu filho a ser amigo, pois a brincadeira de criança é muito mais feliz quando outra criança está perto.

Vale lembrar que a amizade ocorre de forma natural, não force nem invada o espaço da criança.

Conte para a gente nos comentários como é a relação de amizade de seu filho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo