6 fatores que prejudicam o desenvolvimento infantil. Conheça!

x_fatores_que_prejudicam_o_desenvolvimento_infantil._Conheça.jpg.jpeg

Que pais não querem ver seus filhos crescendo e se desenvolvendo de forma saudável, não é mesmo? No entanto, há algumas questões relevantes que podem prejudicar o desenvolvimento infantil, e que, muitas vezes, passam desapercebidos por nosso dia a dia. Conheça agora os 6 fatores que prejudicam o desenvolvimento infantil, e saiba como solucionar ao máximo esses problemas. Continue lendo!

Timidez

A timidez é um dos grandes inimigos do desenvolvimento infantil, e as crianças que possuem pais super protetores têm mais chances de ser acometidas pela timidez. Isso pode prejudicar na hora de aprender na escola, de fazer amigos, e também de se divertir, já que uma criança tímida tem mais dificuldades de participar de grupos.

Por isso, os pais devem ofertar um lar estável e esquecer um pouco da super proteção. Seus filhos irão se tornar adultos e terão descontentamentos, tristezas, decepções — os pais querendo ou não — e a superproteção pode dificultar a capacidade da criança de lidar com isso no futuro.

Falta de amigos

Não ter amigos e brincar sempre sozinha também são problemas que podem influenciar no desenvolvimento da criança. Para que isso não ocorra, é fundamental que a convivência com outras crianças seja incentivada. Convide os amiguinhos da escola para sua casa, mantenha sempre as crianças da família por perto, faça programas para que seus filhos tenham contato com novos amigos. 

Tecnologia o tempo todo

Ficar preso às tecnologias pode ser um grande mal para o desenvolvimento de uma criança, seja com jogos de computador, videogames, tablets ou outros dispositivos móveis. A Tecnologia é boa e útil, mas somente quando na medida certa. Por isso, imponha limites e horários para o uso de tais ferramentas, não esquecendo que ir ao parquinho ou brincar na casa dos amigos de vez em quando é importante e saudável. 

Televisão demais

Uma criança que assiste à televisão em excesso pode acabar perdendo o interesse em brincadeiras com seus amigos ou fazer atividades em grupo. Por mais que haja diversos programas educativos na programação, a televisão ainda é uma atividade individual. Da mesma forma que as outras tecnologias, a televisão deve ter horários pré-estabelecidos e um tempo máximo para o uso. 

Falta de atividades em grupo

Atividades em grupos são os maiores desenvolvedores de habilidades necessárias para a vida adulta e para a saúde das crianças. Por isso, faça com que seu filho participe de atividades em grupo, seja para ajudar a recolher o lixo da rua com outras crianças ou ir para um parque de diversões. Isso fará com que ele desenvolva o espírito de cooperatividade, trabalho em equipe e respeito pela opinião e diversidade. Não importa muito a atividade que ele faça, contanto que seja em grupo. 

Programa apenas com adultos

Não adianta sair de casa e fazer diversos programas que tenham apenas adultos — você deve se lembrar que a maior fonte de desenvolvimento infantil é a convivência entre as próprias crianças. Portanto, evite programas em que estejam apenas adultos, e prefira sair com seus amigos que tenham filhos. 

O desenvolvimento infantil é tão importante quanto o aprendizado do seu filho na escola. Uma boa forma de auxiliar para que tudo corra bem é levando-o para atividades onde há superação de obstáculos e incentivo da aprendizagem: parquinhos e playgrounds são uma ótima opção nesse caso. 

Gostou das nossas dicas? Então ajude outros pais compartilhando esse post em suas redes sociais — as crianças agradecem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo